Pés Diabéticos 

 

     O Diabetes é uma alteração no metabolismo da glicose causada pela deficiéncia na produção ou ação da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e responsável por transformar as moléculas de glicose em energia. O corpo não consegue administrar a glicose de forma adequada, o que aumenta seus niveis no sangue, causando a hiperglicemia.
     Neuropatia diabética e um distúrbio nervoso causado pelo diabetes que leva o paciente a desenvolver o pé diabético. (sso acontece devido a perda de sensibilidade nos pes e a não percepção de quando há ferimentos. As dificuidades de cicatrização limitam o fechamento da ferida.

 

 

neuropatia_periferica_diabetica.png

Procedimento Podológico

 

     Identificar previamente o paciente diabético atraves da ficha de avaliação, tempo da doença e o grau de controle. Avaliar os pes com teste de monofilamento de nállon 10g, diapasão e temperatura, inspecionar unhas quanto a presença de onicomicose, onicoctiptose e demals patologias. Caso haja áreas inflamadas ou sinais de infecções. encaminhar ao médico gara ratamento mais adequado, Proceder a manipulação dos pés e unhas com cautela evitando cortes ou ferimentos.

 

 

Orientações para o Cliente:

 
     Medias preventivas são essenciais como o controle da taxa glicêmica, orientações para evitar ulcerações através de cuidado adequado dos pés, evitar temperaturas elevadas, não andar descalco, examinar calçados antes de usar, cuidado com costuras de melas e visitas regulares a médico e ao podólogo.